Cobertura de vidro ou policarbonato: qual é a mais indicada?
Cobertura de VIDRO ou POLICARBONATO? Nós temos a resposta!
Coberturas translúcidas são ótimas soluções para embelezar os espaços, contribuindo para a criação de ambientes diferenciados. E possibilitando ao mesmo tempo o contato com o meio externo e a proteção contra intempéries. Além disso, pelo aproveitamento da luz natural, contribuem para a redução do consumo de energia elétrica no ambiente onde são instaladas.
O projeto de coberturas transparentes deve, porém, levar em consideração a exposição desta à radiação solar, de forma a se obter a transparência e luminosidade desejadas sem prejudicar o conforto térmico. Na hora de projetar tal instalação, a dúvida recai sobre o material a ser utilizado. O vidro e o policarbonato (policarbonato Alveolar / Policarbonato Compacto) são as opções mais indicadas para este uso. Mas quais são as vantagens e desvantagens de cada um?
Policarbonato: vantagens e desvantagens
O policarbonato é composto por uma resina resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Uma das suas vantagens com relação ao vidro é apresentar uma resistência a impactos 250 vezes superior. Sendo mais recomendado para instalações sob árvores, por exemplo. Além disso, o policarbonato pode ser curvado a frio na própria obra. E é mais leve, aceitando, portanto, uma estrutura de fixação mais delgada e consequentemente mais barata.
Uma das principais desvantagens deste material é o seu coeficiente de dilatação térmica linear maior que o do vidro: caso suas fixações não sejam bem estudadas e executadas, a cobertura em policarbonato pode apresentar deformações e até mesmo trincas.
Vidro: vantagens e desvantagens
O vidro é um material composto basicamente por areia derretida e componentes que aumentam sua resistência mecânica e química contra esforços e intempéries. Por apresentar maior peso próprio, exige uma estrutura de apoio mais reforçada que o policarbonato. A maior vantagem do vidro em relação ao policarbonato como material para coberturas é sua durabilidade.
O vidro apresenta maior resistência à abrasão, de forma que sofre menos desgastes devido a intempéries e procedimentos de limpeza. Além disso, apresenta maior durabilidade que o policarbonato, que pode vir a perder a transparência e a integridade com o passar dos anos. Principalmente em locais que necessitam de maior frequência nos procedimentos de manutenção.
A Teto Gold é especialista em toldos e coberturas.