Coberturas termoacústicas: Do que são feitas?

Coberturas termoacústicas: Do que são feitas?

Coberturas termoacústicas: Do que são feitas?

18 maio

As coberturas termoacústicas, também chamadas de telha sanduíches, são destinadas a projetos que requerem excelentes superfícies térmicas e acústicas.

O modelo de telha minimiza a geração de calor, reduzindo assim os custos de resfriamento e ruído excessivo gerado por determinados processos de fabricação.

Dessa forma, a empresa pode criar melhores condições para seus colaboradores, contribuindo para o alcance de resultados positivos.

Mas afinal, do que são feitas as coberturas termoacústicas? Elas são compostas por duas telhas de aço e material isolante, formando assim um sanduíche, razão pelo qual é assim chamado.

Geralmente, essa telha é trapezoidal. É possível encontrá-la em diferentes cores e acabamentos, o que possibilita maior versatilidade para a obra.

O interior das telhas sanduíches, ou seja, o recheio, pode ser produzido com diferentes materiais. São eles:

  • EPS – Poliestireno Expansível (isopor);
  • PU – Poliuretano;
  • PIR – Poliisocianurato.

Se compararmos os três itens, o PU (poliuretano) e o PIR (poliisocianurato) são melhores quando o assunto é reduzir as trocas térmicas entre os ambientes, já que conduzem menos calor.

Isso é medido a partir do coeficiente de condutividade térmica de cada matéria-prima. Entretanto, os três tipos (EPS, PU e PIR) são mais eficientes como isolantes térmicos em comparação ao isolamento com lã rocha, por exemplo.

O trio de revestimentos citado também é utilizado para o isolamento de câmaras frias em frigoríficos. Ou seja, são materiais essencialmente térmicos e com extrema eficácia.

Sendo assim, pode-se garantir que nos casos em que se queira diminuir o calor transmitido para dentro de um ambiente ou ainda para impedir grandes alterações de temperaturas, as telhas termoacústicas são totalmente adequadas.

Já o EPS (poliestireno expansível) é o revestimento com melhor desempenho acústico, se comparado aos outros dois (PU e PIR), porque a densidade do primeiro é inferior.

As telhas sanduíches ainda apresentam outras inúmeras vantagens. Portanto, analise as especificações do projeto e as necessidades do ambiente e escolha, com o auxílio de profissionais, a melhor opção para a sua obra.