Como proteger seu telhado do granizo?
No verão, a mistura de temperaturas elevadas e altos níveis de umidade relativa do ar pode produzir uma séria ameaça às janelas e telhados da casa: a chuva de granizo.
Quando essas duas condições atmosféricas se combinam, a água que cai do céu se transforma em pedras de gelo de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro que podem causar grandes prejuízos.
A segurança do lar é um dos pontos importantes que precisamos atentar, claro, além dos cuidados caso sejamos pegos de surpresa na rua por uma tempestade de granizo, nós, seres humanos, podemos nos abrigar em marquises, estabelecimentos, entre outros, mas, e imagine se seu telhado começar a ser danificado e até parcialmente destruído por uma chuva de granizos forte? Como protegerá seus entes queridos sendo que, nenhum tipo de guarda-chuva é forte suficiente para proteger de algo assim?
Caso tal situação for o seu caso e começar a ficar preocupado com a próxima chuva de granizo, não se desespere, saiba que existem maneiras de se precaver de possíveis incidentes, e veremos isso a seguir:
- Primeiramente observe a inclinação do seu telhado, caso não haja muita inclinação as chances de imprevistos são maiores.
- Atente-se para as condições do telhado, é necessário sempre trocar aquela telha trincada para garantirmos a nossa segurança e a da nossa casa, alguns reparos são essenciais assim que percebemos.
- Outra solução importante e que pode lhe trazer muitos outros benefícios é a utilização de uma manta asfáltica ou um impermeabilizante que é instalado sob o telhado.
Com a manta ou impermeabilizante a casa fica muito mais segura nestas situações, pois, caso aconteça algo com o telhado, existirá uma segunda proteção que garantirá que infiltrações ou até mesmo o granizo não danifique móveis, eletrodomésticos ou até mesmo cause algum acidente.
O mais comum é que a chuva de granizo afete janelas e telhados, quebrando vidros e telhas, que vão precisar ser trocados depois da tempestade
A importância de se colocar uma boa manta impermeável sob o telhado, para evitar problemas de infiltração caso ele seja danificado durante uma tempestade.
Se a chuva for muito forte e as telhas quebrarem, a casa pode sofrer danos consideráveis. Por isso, é melhor se precaver com uma boa cobertura no local.
A chuva de granizo é um fenômeno de regiões quentes. Quanto mais perto da linha do Equador, mais comum; quanto mais distante, menor a ocorrência desse tipo de fenômeno.
Via: Terra e Distel