Conhecendo melhor as Coberturas Termoacústicas
Para o que serve a cobertura termoacústica?
A cobertura termoacústica tem como vantagem redução térmica e acústico, além disto a cobertura termoacústica também serve como uma excelente divisória e vedação em obra e a cobertura termoacústica pode servir para criar e vedar paredes e fachadas, especialmente em obras com sistemas construtivos do tipo steel frame e drywall.
Do que é composta a cobertura termoacústica?
A cobertura termoacústica também conhecida por um apelido carinhoso de telha sanduiche é composta de duas chapas metálicas, que podem ser de aço galvanizado ou galvalume, e no meio um material isolante feito de isopor (EPS-poliestireno), (PU-poliuretano) ou (PIR-poliisocianurato), tendo uma espessura padrão isolante de 30mm, podendo variar de acordo com o isolamento que deseja.
Quais são as vantagens e desvantagens de ter uma cobertura termoacústica?
Vamos começar pelas vantagens da cobertura termoacústica.
– A cobertura termoacústica é muito fácil de instalar, não precisa de forros, por isso pode ser instalada diretamente.
– A versatilidade da cobertura termoacústica em pequenos e grandes projetos, como casas ou galpões.
– O primórdio de teu nome que é o isolamento acústico que a cobertura termoacústica fornece, reduzindo ruídos externos, que lhe proporciona uma barreira de 20 a 40 decibéis.
– A cobertura termoacústica reduz seus gastos a níveis quase que extremos, como o uso de ar-condicionado e ventiladores, reduzindo o consumo de energia elétrica.
– Outra vantagem da cobertura termoacústica é que a telha sanduíche tem ação retardante a chamas, reduzindo o risco de alastramento de chamas. Além disso, a telha sanduíche tem a vantagem de não absorver água, reduzindo a umidade.
– Como o revestimento da cobertura termoacústica é um isolante acústico, diminui o barulho da chuva mantendo a impermeabilidade e a durabilidade.
Agora lhe mostrarei as desvantagens da cobertura termoacústica, que é preciso ter em mente que sozinha ela pode não trazer os efeitos desejados.
Ou seja, os cuidados por parte do projeto, como a orientação solar, que precisam contribuir para esta finalidade.
– O custo-benefício da cobertura termoacústica pode variar conforme alguns fatores, como a região do país, a espessura da telha ou o material usado como isolante que pode variar de acordo com o modelo da telha termoacústica. No geral, seu custo costuma ser alto. Em compensação, em longo prazo, o custo-benefício pode ser positivo, visto que sua manutenção é bastante simples.
Qual é a durabilidade da cobertura termoacústica?
O aço é um material muito durável e resistente a impactos, ventos, chuvas e outros fatores. Além disso, a cobertura termoacústica tem uma manutenção muito fácil e barata, que se limita apenas à limpeza das calhas e verificação dos locais de fixação. Por isso, especialistas garantem que a vida útil da cobertura termoacústica chegue a 50 anos, o que é muito além comparado aos outros materiais de telhas.
A cobertura termoacústica precisa de manutenções constantes?
Não, as manutenções da cobertura termoacústica são feitas periodicamente e com instalações de acessórios que ajudam a aumentar a vida útil do telhado, como calhas, rufos e cumeeiras é garantido um melhor escoamento d’água e ainda protegem o mesmo de infiltrações que resultam em danos na estrutura do seu imóvel. Então uma manutenção anual nas coberturas termoacústicas é o mais eficaz a ser feito, mesmo sem ocorrerem goteiras ou infiltrações, é importante verificar periodicamente o estado das suas telhas termoacústicas, realizando a limpeza e observando possíveis pontos de risco. Verificar se existem folhas ou galhos impedindo o escoamento das águas nas calhas, por exemplo, já é uma forma de evitar complicações maiores em dias de chuva.