Cuidados que se deve ter com seu toldo

Cuidados que se deve ter com seu toldo

Cuidados que se deve ter com seu toldo

26 abr

Os toldos vêm em vários estilos, tamanhos e diferentes tipos de abertura e são um excelente recurso para criar áreas sombreadas em sua casa.

Este é um investimento para melhorar sua residência e área de lazer com o ambiente mais confortável, mesmo em um dia de sol quente.

Portanto, se você instalar um toldo em sua casa, tenha o cuidado de mantê-lo em boas condições o tempo todo para que possa durar muitos anos.

A vida útil do toldo dependerá de certos fatores, como a localização do toldo e as condições meteorológicas, e dependerá principalmente da manutenção regular e da manutenção que receberá. A integridade e estética do toldo de lona mantido e limpo pode ser garantida por 10 a 15 anos.

O que considerar na hora de escolher um toldo?

Existem alguns detalhes que devemos levar em consideração na hora de escolher um toldo garantido assim um produto durável e mais resistente:

  • Lona/ tecido: Dê preferência para o sunbrella, um tecido de fibras acrílicas que são pigmentadas ainda durante o processo de fabricação, o que evita que o material desbote com sol, chuva e calor. 
  • Ferragens: Prefira as armações de alumínio com engrenagens e parafusos de aço inox. São materiais resistentes que oferecem uma maior durabilidade da armação evitando a ferrugem e a corrosão.

Limpeza periódica

Não são necessários produtos ou ferramentas especiais para limpar o toldo, mas é importante que, desde que haja sinais de poeira e detritos no toldo, ele seja limpo. O primeiro passo é usar uma escova ou vassoura de cerdas macias para remover todas as folhas, galhos secos e outros materiais acumulados. Em seguida, misture com água e detergente neutro e despeje sobre toda a superfície. Use a mesma escova ou vassoura para limpar suavemente todo o comprimento do toldo para remover a sujeira, depois enxágue com água em abundância e deixe secar.

Ferragens

A manutenção das ferragens de suporte também é muito importante, é necessário verificar se o dispositivo mecânico está enferrujado, manter sempre uma boa condição de lubrificação e protegê-lo das intempéries. Embora o quadro seja à prova de corrosão e ferrugem, vale a pena usar um produto específico para proteger a haste. Se necessário, as ferragens gastas podem ser pintadas, sendo a mais indicada a pintura eletrostática, mais resistente à corrosão e compatível com o material de que é feito o toldo.

Cuidados com chuva e vento

Apesar de os toldos serem totalmente aptos para aguentar as condições climáticas das áreas externas é importante prestar atenção em alguns detalhes com relação ao vento forte e a chuva. 

  • Em condições de vento muito forte recomenda-se fechar a estrutura pois as ferragens podem ser desniveladas causando a deformação da lona. 
  • Após períodos de chuvas recomenda-se abrir o toldo e deixar que a lona seque totalmente, dessa forma evita-se a criação de mofo e deterioração da mesma.

Serviço de manutenção

Mesmo que você limpe e inspecione regularmente o hardware todos os dias, é recomendável alugar um serviço de manutenção por seis meses ou um ano. Por vezes, a localização do toldo dificulta a realização de limpezas mais frequentes ou a verificação do estado da moldura, por isso é recomendável contratar os serviços de um profissional para manter o toldo limpo e atualizado. Vale lembrar que a manutenção regular é essencial para modelos de toldo com mecanismo elétrico de abertura e fechamento.