O que é ACM e quais as vantagens do material para sua fachada?
Embora o ACM não seja um material muito conhecido, ele é muito comum por suas fachadas bem decoradas e bem executadas de vários projetos, especialmente fachadas relacionadas a locais comerciais mundialmente famosos e mal-assombrados. As vantagens são muitas, por isso tem sido usado em muitas organizações.
Mas o que é ACM?
A sigla ACM significa Aluminum Composite Material, que é o nome do material composto de alumínio. Este material é muito utilizado e eficiente na construção de fachadas, toldos, telhados e outros materiais. Algumas agências utilizam esse tipo de material para trazer atenção, modernidade e design arrojado ao local escolhido
Vantagens em utilizar o ACM
Não percebemos, mas a maioria dos estabelecimentos bem sucedidos aplicam o ACM em suas fachadas como, por exemplo, bancos, concessionárias de veículos e famosas redes de fast food. É por isso que elas chamam tanto a nossa atenção.
Foto/Reprodução: Fachada de consultório odontológico. Via: 3D Comunicação Visual
Além de se tratar de um material de instalação relativamente simples, o ACM conta ainda com uma grande diversidade de cores bastante interessantes, aplicação de LED, texturas e formatos que se adaptam e trazem grande evidência a qualquer empreendimento.
O ACM também é caracterizado por ser um material dobrável, flexível, de fácil limpeza e manipulação. Além de tudo isso, o material ainda possui alta durabilidade, não sofrendo facilmente com desgastes do tempo, o que apresenta uma vantagem ainda maior em se optar pelo material ao invés de outros.
O ACM serve apenas para fachadas de estabelecimentos comerciais?
Não! Na verdade, a versatilidade do ACM permite que o material seja aplicado a diversos tipos de obras. Isso inclui, varandas, túneis, painéis publicitários, coberturas e muito mais. Além disso, o material é um “grande queridinho” de diversos designers de interiores, que o aplicam a lojas e restaurantes modernos, para trazer propostas coloridas e atuais aos locais. Isso faz com que eles se destaquem de forma grandiosa perante outros projetos.
Caso você deseje apostar no ACM em sua obra, saiba que essa decisão precisa ser tomada e informada aos profissionais responsáveis por ela logo no início. Assim, é possível projetar o tamanho e o formato desejado, cores que serão aplicadas ao material, além da projeção de sua futura instalação. Para que tudo saia com o melhor resultado possível.
É de extrema importância ressaltar que, a instalação das placas em ACM devem ser feitas corretamente. Para isso, procure sempre um profissional capacitado no assunto.
Manutenção do material
Como já citamos anteriormente, a manutenção do ACM já instalado é extremamente simples. Para mantê-lo sempre limpo e reluzente, basta utilizar água e detergente neutro sob o material uma vez por semana, podendo esse período variar de acordo com a quantidade de pó e demais sujeiras produzidas próximas ao local onde o ACM está instalado.
Impossíveis de não serem notadas e admiradas, as fachadas em ACM trazem uma enorme diferença a qualquer loja, estabelecimento e projeto. Ao optar por nuances quentes, texturas entre outros acabamentos diferentes, é possível alcançar um resultado ainda mais destacado. Trazendo ainda mais destaque ao local em relação aos demais que estão ao redor e que não optam pelo material.
Via: Granda, Forth Lux e 3D Comunicação Visual