O que é telha termoacústica e por que ela é um bom investimento?

O que é telha termoacústica  e por que ela é um bom investimento?

O que é telha termoacústica e por que ela é um bom investimento?

24 mar

A situação econômica do Brasil mostra que ocorreram mudanças positivas no campo da engenharia civil e da construção. O indicador do IBGE aponta que, entre janeiro e agosto do ano passado, a indústria cresceu 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Isso significa que agora, mais do que nunca, é necessário investir em novas tecnologias para proporcionar aos clientes resultados de trabalho diferenciados e aumentar o valor agregado das matérias-primas.

Para quem tem esse objetivo, é fundamental entender o que são os revestimentos termoacústicos. Este material pode agregar muito ao projeto que está sendo desenhado, garantindo assim mais conforto térmico e acústico para quem irá utilizar o espaço.

Se você tem interesse no assunto e quer se manter por dentro das tendências do mercado da construção, não deixe de conferir este artigo. Continuando a leitura, você descobre o que é telha termoacústica e por que essa é uma inovação da construção civil capaz de revolucionar o mercado.

O que é telha termoacústica?

Telhas termoacústicas são aquelas que, além de servirem como cobertura, também têm como função o isolamento da temperatura (termo) e do som (acústica). Também conhecidas como telhas sanduíche, por serem estruturadas por duas placas metálicas de aço galvanizado (ou galvalume) encostadas uma à outra e recheadas, tal qual um sanduíche, por um material isolante.

Em geral, esse material é gerado a partir de EPS (poliestireno, o famoso isopor) ou PUR (poliuretano), mas pode ser também lã de rocha ou de vidro. Os mais diversificados materiais visam a objetivos específicos, e tudo deve ser decidido conforme o mais adequado. Para isso, é preciso conhecimento sobre as distinções de cada tipo e bom planejamento para garantir uma execução segura e livre de falhas.

Quer saber a diferença entre o uso dos dois primeiros materiais em telhas termoacústicas? Confira nosso comparativo logo abaixo e veja qual deles é o melhor para o seu projeto!

Quais as diferenças entre os isolantes poliestireno e poliuretano?

Por ter uma alta capacidade de conduzir calor (o chamado Fator K), o poliestireno conserva por mais tempo as temperaturas internas. Além disso, tolera temperaturas mais altas do que o poliuretano.

Já o poliuretano tem maior resistência à corrosão, sendo, portanto, mais indicado para locais de armazenamento de produtos químicos. Para gerar o efeito isolante desejado, a espessura das chapas deve ser de, no mínimo, 30 mm, mas a medida pode variar conforme a necessidade do cliente.

Como é feita a aplicação dos revestimentos?

A aplicação dos revestimentos das telhas pode ser feita de duas formas: pela colagem do material isolante, como é o caso do isopor nas telhas de EPS; ou, no caso das de PIR e PUR, é possível fazer a união das placas por meio da injeção contínua do produto que será usado entre elas.

Como escolher o melhor revestimento para a telha termoacústica?

Para poder adicionar mais qualidade às telhas, elas costumam receber um revestimento quando saem de fábrica, que pode variar de acordo com as suas necessidades. Veja os principais deles e quais são as suas qualidades. Perceba o que realmente importa na hora de escolher o mais adequado para os seus projetos.

Simples

Como o nome já deixa a entender, esse é o acabamento básico, com uma simples camada de metal. É muito mais utilizado em lajes de locais com pouca necessidade de proteção. Não oferecem muito mais qualidade, mas seu custo de aquisição e instalação é relativamente menor, o que ajuda em certos projetos pequenos.

Forro

O acabamento em forro é muito mais usado para revestimento de áreas internas, permitindo que essas telhas sejam usadas também como isolamento termoacústico entre diferentes cômodos de um edifício. Além de ter um custo relativamente baixo, ele também proporciona um acabamento estético bem eficaz e pode ser integrado com outros materiais para criar a aparência ideal.

Dupla

Se você vai utilizar esses materiais em espaços onde os dois lados da telha ficam aparentes, como é o caso de portas de garagem e galpões, então precisa de um revestimento mais encorpado nas duas faces. O revestimento duplo proporciona a proteção necessária para evitar desgaste prematuro das suas telhas, mesmo com a superfície extra exposta.

Com pintura

Em alguns casos, vale a pena fazer uma pintura adequada em sua telha termoacústica antes de instalá-la. Primeiramente, você terá o design que deseja para combinar com o resto do local. Segundo, a tinta também serve como um isolamento bem eficaz, impedindo que haja oxidação do material devido à chuva.

Isopor

O revestimento de isopor pode não ser a sua primeira ideia, mas ele ainda é muito eficaz em vários aspectos. Além de ter as qualidades de isolamento que você precisa, ele também é um bom material para retardar chamas em caso de incêndio, é 100% reciclável e seu custo de investimento é menor que o de algumas alternativas, apresentando uma excelente relação entre custo e benefício.

Lã de rocha

Por outro lado, para quem está disposto a fazer um investimento mais alto, a lã de rocha costuma ser uma das melhores opções disponíveis. Sua composição a torna bem leve, sendo fácil de incluir em várias estruturas e projetos. Além disso, ela tem o melhor isolamento acústico, bom isolamento térmico e altíssima resistência ao calor, sendo ótimo para garantir a segurança de áreas onde há riscos de incêndio.

Por que usar telha termoacústica?

Agora que já explicamos o que é telha termoacústica, seus revestimentos, e descrevemos por que e como fazer tais revestimentos, vamos falar um pouco das razões pelas quais essa opção deve ser considerada em seus próximos projetos. Considere as observações para fazer um bom planejamento e execução da obra.

Embora seu uso seja muito comum em coberturas de galpões, as telhas sanduíche vêm sendo também adotadas em projetos domésticos — tanto para as residências simples quanto para as mais sofisticadas. Isso porque o uso do material, além de ser benéfico para a natureza, traz economia ao eliminar a necessidade de construir lajes, bastando um forro de gesso para dar acabamento interno ao imóvel.

Quais são as principais vantagens da telha termoacústica?

As termoacústicas não são as telhas favoritas dos engenheiros à toa. Na verdade, elas garantem tantas vantagens para quem opta por usá-las que nós apostamos que, após ler este artigo, você também estará convencido de implantá-las nos seus projetos!

Quer saber quais são esses benefícios? Então, veja a nossa lista a seguir:

  • proporcionam um custo-benefício melhor do que os demais modelos;
  • geram economia na estrutura metálica;
  • têm excelente vedação e acabamento;
  • não absorvem água, evitando o surgimento de mofos;
  • alguns revestimentos térmicos são retardantes de chamas (autoextinguíveis), e alguns modelos podem, até mesmo, ser resistentes ao fogo;
  • reduzem significativamente os ruídos externos;
  • alguns modelos são bem leves;
  • apresentam grande resistência contra o ataque de animais roedores, insetos e fungos;
  • têm grande durabilidade em regiões com maresia, sendo resistentes à corrosão;
  • garantem mais economia em ar-condicionado e demais equipamentos de refrigeração;
  • garantem grande economia de energia elétrica;
  • são fáceis de ser instaladas;
  • além da função de cobertura, podem ser utilizadas em fechamentos laterais;
  • não quebram com facilidade;
  • são feitas sob medida;
  • são um produto sustentável;
  • têm montagem fácil, rápida e limpa.

Qual é o custo-benefício das telhas termoacústicas?

Como mencionamos acima, uma das grandes vantagens do uso das telhas termoacústicas é o seu custo-benefício.

Esse tipo de telha se destaca por ter a resistência como uma de suas características principais. Por aguentar naturalmente exposição a diversos materiais, sua vida útil costuma ser muito mais extensa do que a das telhas convencionais.

Além de sentir a economia no bolso devido à resistência e à redução de gastos com equipamentos de refrigeração, é possível aumentar o vão entre os apoios da estrutura para telhado, dependendo da espessura das telhas. Espaços com distâncias de 1 metro podem se tornar maiores conforme o modelo e largura da peça escolhida. Essa também é uma forma de reaproveitar a estrutura, evitando gastos e preservando a utilidade do material.

O que levar em conta na instalação das telhas?

Antes de tudo, é importante mencionar que, para que uma edificação receba corretamente a aplicação das telhas sanduíche, sua instalação precisa estar prevista desde o projeto. Isso faz com que as condições para o assentamento do revestimento estejam ideais.

Além disso, também é fundamental preservar o encaixe das telhas, valorizando suas ondulações e garantindo que as emendas não fiquem expostas, o que poderia ocasionar um deslocamento.

Como é feito o processo de manutenção?

Como todo e qualquer material que esteja exposto às ações da natureza e do homem, as telhas termoacústicas também precisam de manutenção e conservação. Separamos algumas dicas que podem ajudar a manter a conservação e durabilidade do material:

  • é muito importante estar atento à existência de materiais que possam impedir que a água da chuva escoe, pois, quando retida, pode causar pontos de corrosão na peça, mesmo ela sendo bastante resistente;
  • para garantir bom funcionamento e boa apresentação estética, é importante manter a peça limpa. Para isso, basta utilizar máquinas de pressão e sabão neutro;
  • com a exposição constante a intempéries, a peça colorida pode sofrer descoloração, assim como os carros que ficam estacionados com frequência em ambientes desprotegidos do sol e da chuva. Nesse caso, é possível pintar a telha, sempre consultando e seguindo as recomendações do fabricante.

​Além disso, é preciso ter cuidado com instalações feitas no telhado, como antenas e caixas d’água. Para evitar danos ao material, conte sempre com o auxílio de profissionais experientes e especializados.

Como investir em telha termoacústica?

Se você está convencido de que investir em telhas termoacústicas é uma boa solução para o seu negócio, lembre-se que é muito importante escolher os melhores parceiros. Um resultado ruim em um trabalho terceirizado no segmento da construção civil pode impactar o andamento de toda a obra. Para evitar que isso aconteça com você, fique atento a algumas dicas para escolher o fornecedor ideal.