Quais as vantagens da cobertura retrátil?
O que é uma cobertura retrátil e quais são os tipos e as vantagens de uso? A utilização dessa peça é mesmo segura? Como é feita a montagem dessa proteção?
Essas são algumas perguntas que precisam ser feitas por quem está cogitando implementar esse formato de cobertura na área externa ou interna, seja qual for o tipo de imóvel.
Cobertura retrátil
As coberturas retráteis são instaladas nas áreas externas ou internas de residências, centros comerciais e propriedades comerciais.
Sua função é proteger o meio ambiente das influências climáticas, como chuva, vento (que traz poluição e sujeira), forte luz do sol, possível granizo, etc.
Assim, ao implementar este tipo de protecção, as áreas exteriores podem ser mais utilizadas pelas pessoas, como é o caso de piscinas residenciais, churrasqueiras, jardins de inverno e outras áreas.
Atualmente, existem vários modelos de telhados cujas estruturas são feitas de diferentes materiais. Para isso, com a ajuda de profissionais da área, o usuário seleciona o usuário que melhor atende às necessidades do local onde o aplicativo será implementado
Dependendo da situação, também é possível optar por coberturas personalizadas, ou seja, coberturas feitas especificamente para atender às particularidades e requisitos de uma determinada situação.
Portanto, percebe-se que é necessária a ajuda de profissionais experientes, para que o resultado do investimento seja totalmente satisfatório, seguro e eficaz.
Com isso em mente, é divertido descobrir o que é usado para o revestimento. Assim, junto com os profissionais, você poderá tomar a melhor decisão de acordo com as condições do local.
Tipos de cobertura
Há as coberturas com teto fixo — em policarbonato e alumínio — ou com teto móvel, como as lonas. Cada variedade tem suas distinções, portanto, você deve analisar a situação para escolher de modo acertado qual é o material que melhor atende às suas necessidades.
Vantagens de usar uma cobertura retrátil
Versatilidade
Um ponto que faz com que esse tipo de cobertura seja muito atraente é que ela oferece a liberdade ao usuário de deixá-la aberta ou fechada, a depender da situação climática. Ou seja, em um dia ameno, pode-se aproveitar a área externa com a cobertura fechada. Já em dias quentes, com muito sol, é mais agradável deixá-la aberta, protegendo, assim, o ambiente do calor.
Além disso, a cobertura retrátil é um charme a mais na decoração, podendo ser pintada para combinar com a composição de cores do local. A escolha da matéria-prima da cobertura é importante na hora de pensar na funcionalidade de sua utilização, mas também deve ser planejada para ornar com a decoração, dependendo de onde for instalada.
Segurança
Toda cobertura precisa seguir as especificações técnicas para que o projeto dê certo, pois o fato de ser retrátil implica cálculos diferenciados para aumentar a segurança. O seu manuseio, portanto, deve ser sempre conforme as especificações.
É importante lembrar que, também por causa da retratilidade, a eficiência em proteção contra chuva poderá diminuir. Por isso, é bem importante elaborar um projeto específico para cada instalação.
A cobertura retrátil se movimenta sobre trilhos e guias e envolve o deslocamento de painéis pesados. Por causa disso, o cálculo da estrutura de aço deve ser feito com exatidão, para que tudo funcione perfeitamente.
Alguns cuidados também devem ser tomados durante o uso da cobertura no dia a dia, principalmente se a estrutura dela for utilizada para outros fins, como para suportar uma TV, ou até mesmo para pendurar vasos de plantas — prática que é muito usual.
Essas atividades que divergem da função central da estrutura da cobertura devem ser informadas ao fabricante, para que os novos usos não interfiram no cálculo estrutural.
Manutenção simples
Quanto aos cuidados de uso diário, a cobertura apresenta uma conservação tranquila, necessitando apenas de lavagem a cada três meses, que pode ser realizada apenas com água e sabão neutro. Desse modo, a sua limpeza é bastante fácil de executar. Uma dica é não deixar que a sujeira acumule, pois, com o tempo, ela vai endurecendo, tornando a remoção do acúmulo mais difícil.
Deve-se evitar o uso de produtos químicos na hora da higienização. Esses agentes podem danificar a superfície da cobertura e retirar o tratamento que o material recebe contra raios UV e mofo, causando o ressecamento e, consequentemente, a degradação do produto mais rapidamente.
Para mais informações entre em contato conosco:
Telefone: (31) 4103-4111
(31) 4103-0681
WhatsApp: (31) 98397-4095
E-mail: tetogoldbh@gmail.com
Rua Conselheiro Lafaiete 1839 Sala 4 – Bairro Sagrada família – CEP:31.035-560 – Belo Horizonte -MG