Qual a diferença entre cobertura e toldo?
Durante o termino de uma construção, é comum ter ainda problemas para resolver, e junto vem muita preocupação
Com muita atenção para questões básicas, como nivelação do terreno, instalação de rede elétrica e tubulações, ensaios do concreto que serão realizados, e vários outros, tem que pensar no cotidiano de quem frequentará o espaço.
Sendo assim, preocupações com locomoção, com proteção e com o conforto, não podem ser deixadas de lado.
No deslocamento entre uma garagem e a entrada de um ambiente, em corredores, em terraços e áreas de lazer, os transeuntes não devem ser expostos a nenhum desconforto. e por essa razão os Toldos e coberturas são elementos importantes.
Seu uso apresenta diversas vantagens. Dentre elas, podemos citar:
- São excelentes componentes visuais e podem se adequar ao estilo do ambiente;
- Garantem proteção contra chuva e vento;
- Podem proporcionar conforto em dias com muita incidência de luz solar;
- Podem oferecer equilíbrio térmico;
- Em alguns casos, permitem que se prolongue um espaço, criando uma integração entre cômodos;
- Estão disponíveis nos mais variados modelos, podendo agradar a diversos públicos;
- Podem garantir maior privacidade, quando se fala em toldos.
Entenda um pouco mais sobre os toldos e coberturas
A semelhança entre esses elementos não ultrapassa as vantagens que proporcionam.
É preciso ter em mente que toldos e coberturas não são a mesma coisa. A cobertura tem como objetivo proteger espaços de maior amplitude.
Você já deve ter visto a expressão “estacionamento coberto”, sendo a Cobertura para Estacionamento um exemplo do emprego de tal estrutura.
Já os toldos são geralmente estruturas verticais que cobrem áreas menores, como janelas. Em bares é bastante comum o uso de toldos para proteção térmica em épocas do ano com temperaturas mais baixas.
Em áreas abertas de condomínios, por exemplo, podem ser utilizados Toldos e coberturas para terraços.
A cobertura será horizontal, fornecendo proteção ao espaço, e os toldos podem delimitar o espaço e ser empregados verticalmente, em portas e janelas.
Sabendo da diferença entre os elementos, é válido apontar também que estão disponíveis no mercado diferentes Modelos de toldos e coberturas.
A depender do objetivo e das necessidades dos frequentadores ou moradores do local, haverá um material e um modelo mais adequado a serem escolhidos.
Em relação às coberturas, se você necessita de uma forte resistência a intempéries climáticas e a impactos, mas o conforto térmico não é uma prioridade, você pode apostar em uma Cobertura de policarbonato.
Agora, se o espaço onde ela será instalada é muito exposto à umidade, o alumínio é uma boa aposta em razão de sua alta resistência a processos corrosivos.
Além disso, a construção de uma cobertura em alumínio é mais rápida pelo fato de se tratar de um material leve e de fácil manuseio.
Os toldos podem ser fixos, embutidos ou articulados
Caso você deseje aproveitar a incidência de luz solar, queira valorizar a paisagem ou estimular a circulação de ar vez ou outra, você pode optar pelo uso de um Toldo retratil elétrico ou, caso seu orçamento esteja mais curto, manual.
O material dos toldos, em geral, trata-se da lona de PVC, um tipo plástico que, além de ser resistente, é mais economicamente viável.
Contudo, são fornecidas as opções de empregar alguns tecidos acrílicos ou nylon, que propiciam um maior aproveitamento da incidência solar, tecidos termoscreen, excelentes para promover mais conforto térmico ou mesmo o policarbonato.
Outro aspecto a ser levado em consideração durante a escolha do material é a facilidade de limpeza. Avalie suas necessidades e as condições para a promoção da higiene do espaço antes de ter certeza de sua decisão.
A durabilidade também deve ser levada em conta. Às vezes, um investimento pouco maior no momento da instalação, evita futuros transtornos e gastos com manutenção e reparos.
O valor cobrado para a instalação dessas estruturas variará de acordo com o modelo e com o material escolhidos.
Pelo fato de haver um crescimento desse mercado, com cada vez mais empresas dedicando-se à prestação desse tipo de serviço, não deixe de realizar uma pesquisa e comparar os orçamentos fornecidos.
Além disso, não deixe de avaliar a experiência da empresa contratada e a qualificação dos profissionais, afinal, é essencial que uma cobertura seja segura e não apresente riscos àqueles que se colocam sob ela.
Via: Portal das Construções e Teto Gold