Telha sanduíche: O que é e quais as vantagens de ter em casa
Os telha sanduíche estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, são leves, resistentes e fáceis de instalar. São amplamente utilizados em galpões e espaços industriais, aparecendo gradativamente em telhados residenciais. Também chamados de ladrilhos termoacústicos, eles fornecem isolamento acústico e térmico. A razão deste efeito é a sua composição: é feito de poliestireno (espuma de poliestireno) ou poliuretano (um tipo de espuma) e é um material isolante colocado entre duas placas de metal. Portanto, é comumente conhecido como ” telha sanduíche”.
Além de proporcionar isolamento térmico e acústico, a praticidade das telhas termoacústicas na instalação também chama a atenção, pois dispensa mão de obra para parte da estrutura do telhado. Geralmente, a largura útil dos telhas sanduíche é de um metro e o comprimento pode ser personalizado pelo fabricante. Portanto, embora o custo das peças seja superior ao de uma cobertura tradicional, reduz-se a necessidade de ajustes, cortes e custos de correção.
Outro aspecto vantajoso do produto é sua capacidade de vedação. Essas telhas não absorvem água, o que elimina o aparecimento de mofo. Por conta de sua capacidade isolante, o proprietário terá também uma grande economia com equipamentos de climatização dos ambientes internos.
As telhas sanduíches são também discretas. Quando o morador tem vontade de construir uma edificação moderna, ela é uma excelente opção. Como a telha sanduíche permite uma inclinação menor do que as telhas tradicionais, ela acaba aparecendo bem menos neste tipo de projeto. A platibanda é uma solução utilizada nas casas modernistas para esconder o telhado. A telha sanduíche é indicada nesses casos pois conseguimos diminuir a altura do telhado e escondê-lo melhor atrás de uma platibanda, também mais baixa.